Notícia

Aciap em curso: tema foi liderança em associações comerciais

terça, 20 de agosto de 2019

No último final de semana, dias 16 e 17 de agosto, o diretor de SPC da Associação Comercial de Pinhão (ACIAP), Paulo Henrique Schoemberger e a representante do Núcleo da Mulher Empresária, Edinéia Schoemberger, participaram do curso Lideranças em Associações Comerciais, realizado pelo Sebrae e pela Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Centro Oeste do Paraná (CACICOPAR).

O curso contou com a participação de representantes de nove municípios da região  e foi ministrado pela consultora do Sebrae, Maria Angela Santana Kafrouni, Mestre em Sociologia e Coaching Executiva Empresarial.

A formação discutiu os seguintes temas: autoconhecimento, estilos de liderança, engajamento, autorresponsabilidade, desempenho interpessoal, fontes de poder e  resolução de conflitos.

O primeiro dia foi dedicado à análise do líder, por meio do autoconhecimento. “Utilizamos o perfil LIFO (Life Orientations – Orientações para a Vida), uma ferramenta utilizada para reconhecer a si mesmo, suas potencialidades, características, enfim as competências mais visíveis na personalidade. “Porque um líder precisa saber liderar a si mesmo”, disse Angela.

No segundo dia, foi discutida a relação com o outro. “Questões voltadas para comunicação, para escuta, estilos de liderança, como funciona o poder, a influência, estratégias para influenciar e levar ações de efetividade”, detalha.

“Foi extremamente enriquecedor. O curso abordou temas relevantes ao papel de líderes que nos fez repensar a nossa atuação na comunidade. Não podemos esquecer que fazemos parte de um grupo e que se não houver o associativismo, se não trabalharmos juntos, não haverá melhorias. Precisamos estar unidos para fortalecer nosso comércio e a nossa cidade”, disse Edinéia.

Para Paulo Henrique é importante estar sempre aberto a novas experiências e aprendizados. “Além de todo o conhecimento adquirido, tive a oportunidade de conhecer outras pessoas e ver que as dificuldades enfrentadas pelas associações comerciais da região são parecidas e que não há outra forma de enfrenta-los do que pela união da classe empresarial e para isso precisamos de líderes comprometidos com o associativismo”.

Para quem tiver interesse em conhecer o LIFO, a consultora indica dois livros: A importância de ser você mesmo e Gerenciando suas forças – Allan Katcher e Kenneth Pasternak. Vale a pena conferir!

Fonte: Aciap Comunicação